A Justiça Eleitoral de Monte Santo aplicou uma multa de R$ 53,2 mil ao presidente municipal dos Republicanos, Zaqueu Matos, por divulgar uma pesquisa falsa e não registrada.
A decisão, tomada pelo juiz Lucas Carvalho Sampaio da 50ª Zona Eleitoral, também resultou na mesma multa para Márcio Quintino Silva, assessor da prefeitura.
A pesquisa fraudulenta, divulgada nas redes sociais por Zaqueu, que é irmão da prefeita Silvania Matos, indicava que ela liderou a corrida eleitoral.
Porém, os números dos pré-candidatos ultrapassaram 100%, revelando uma manipulação do cenário eleitoral. A sondagem não tinha nome do instituto responsável nem registro na Justiça Eleitoral, manipulando o eleitorado.
O juiz destacou que houve ilícito eleitoral nas condutas de Zaqueu e Márcio. Apesar de uma comissão provisória do PP pedir punição da prefeita, o juiz negou, pois entendeu que ela não compartilhou a pesquisa falsa, embora tenha sido beneficiado pelo levantamento.
O PP apoia a pré-candidatura de Itácia Andrade (MDB), rompida com Silvania, que se uniu à oposição na cidade e a Everaldo Joel (Avante).