O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu ontem (21/01) um novo alerta laranja para chuvas intensas em diversas regiões do Brasil. O alerta laranja, considerado (perigo), foi estendido para 10 estados, marcando a segunda posição em uma escala que vai do amarelo (perigo potencial) ao vermelho (grande perigo). A vigência desse alerta é até hoje, 22 de janeiro.
Os estados afetados são: Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Pará e Rondônia. Nestas áreas, espera-se um acumulado de chuva de até 100 mm.
Apenas os estados do Amapá, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe não estão sob alerta para chuvas, permanecendo em alerta amarelo.
No último domingo, as intensas chuvas provocaram tragédias no estado de São Paulo, com uma mulher de 60 anos morta por um raio em Praia Grande (SP) e outra pessoa falecendo em Sorocaba após o carro ser arrastado pela enxurrada.
No Rio Grande do Sul, o temporal da última terça-feira deixou quase 1 milhão de pessoas sem energia elétrica. De acordo com o governo, mais de 30 mil clientes da CEEE Equatorial e outros 53 mil clientes da RGE Sul continuam sem eletricidade, ressaltando a necessidade de precaução e monitoramento durante o período do alerta.