Ministro da Fazenda no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Haddad (PT) recebeu o embaixador da Argentina, Daniel Scioli, em seu gabinete durante a última terça-feira (3).
Um dos pontos centrais do encontro foi a criação de uma moeda única para os países integrantes do Mercosul. Para Scioli, o intuito é o fortalecimento do comércio entre os países que integram o grupo. Veja o pronunciamento do embaixador no vídeo abaixo.
“Não significa que cada país não tenha sua moeda. Significa uma unidade para integração e aumento do intercâmbio comercial no bloco regional. E, como disse o presidente Lula, fortalecer o Mercosul e ampliar a união latino-americana é muito importante”, disse.
Além do debate cambial, foram discutidos na reunião possíveis ampliações na integração energética entre os países e um incremento no comércio bilateral.
Scioli se referiu a Haddad como um economista de uma visão “muito positiva, da economia real, com um compromisso muito forte com os objetivos da moeda comum”. “Foi um bom encontro com o ministro Haddad para falar sobre as políticas acordadas pelo presidente Lula e o presidente Alberto Fernández sobre integração energética e financeira, além do aumento do comércio entre os nossos países”, finalizou.
Um Estado forte não é um Estado grande.
É um Estado que entrega, com responsabilidade, aquilo que está previsto na constituição. Nós não queremos nem mais nem menos do que os direitos dos cidadãos respeitados. pic.twitter.com/VBfSzK19m8— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) January 2, 2023