As Forças de Segurança da Bahia apreenderam 55 fuzis entre os meses de janeiro e setembro de 2024, igualando o número total de fuzis apreendidos durante todo o ano de 2023. O dado foi revelado na coletiva de imprensa do Balanço da Segurança Pública, realizado na segunda-feira (16/9).
Além dos fuzis, o número total de armas apreendidas (incluindo carabinas, submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres) aumentou em 7% em comparação ao mesmo período
Em números absolutos, a Polícia Baiana retirou 3.971 armas de fogo das ruas até setembro de 2024, em contraste com as 3.710 apreensões no mesmo intervalo de 2023
“São 16 armas apreendidas por dia em ações ordinárias e integradas das Forças Estaduais e Federais. A redução de mortes violentas no nosso estado tem relação direta com a retirada das ruas de fuzis, pistolas e outros armamentos”, afirmou Marcelo Werner, secretário da Segurança Pública.
Werner também destacou a criação da unidade DESARME pela Polícia Civil, que terá a responsabilidade de investigar a origem, as rotas e o comércio ilegal de armas no estado.
Ssp.Ba