Dois forgidos da Justiça, suspeitos de integrarem facções criminosas, morreram após confrontos com as Forças de Segurança na noite de quinta-feira (3/10) e na manhã desta sexta (4/10), em Santa Cruz Cabrália e Salvador.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os dois fizeram parte do Baralho do Crime, catálogo que reúne informações dos foragidos mais perigosos da Bahia, como nome, apelido, área de atuação, além da foto. A divulgação tem o objetivo de contar com ajuda de denúncias anônimas que possam colaborar na localização dos criminosos.
Thiago Santos da Silva, o “Scoob”, foi o 10 de Espadas do Baralho do Crime. Segundo a SSP-BA, ele estava escondido no bairro de Castelo Branco e durante ações de inteligência trocou tiros com as equipes policiais, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira.
De acordo com o órgão de segurança, o suspeito foi baleado, socorrido e levado para o Hospital Eládio Laserre, mas não resistiu aos ferimentos. Ele foi processado pelos crimes de organização criminosa e tráfico de drogas com atuação no bairro de Valéria, em Salvador.
Com Scoob os policiais apreenderam uma submetralhadora calibre 9mm, carregador e munições. A SSP-BA informou que equipes da Força de Segurança continuam no bairro com o objetivo de localizar outros membros da facção.
Na noite de quinta, Emanuel Santos Morais, o “Neto”, que ocupava a carta 9 de Espadas, morreu em confronto com policiais na cidade de Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia.
Conforme a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, guarnições da RONDESP Extremo Sul realizavam patrulhamento de rotina no bairro do Geraldão quando localizavam homens armados. Segundo a SSP-BA, houve um confronto, onde Neto ficou ferido. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele foram apreendidos um fuzil calibre 5,56, carregador e munições.
Outro suspeito de integrar a facção foi preso durante a ação. Com ele foram localizadas uma pistola, carregador e munições.
G1