O recente discurso de Lula, comparando a atuação de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto de Hitler, gerou forte repercussão na Câmara dos Deputados.
Mais de uma centena de parlamentares, um registro nesta legislatura, reuniram-se para aprovar um pedido de impeachment contra Lula.
Até ao momento, 113 deputados, incluindo membros dos partidos da base do presidente, subscreveram o pedido de afastamento. A solicitação deverá ser protocolada nesta terça-feira (20/2) por Carla Zambelli (PL-SP).
A justificativa principal é que o discurso de Lula colocou o Brasil em risco de conflito, configurando possível crime de responsabilidade. O grupo extremista Hamas agradeceu a Lula pela declaração.
Em junho de 2023, questões diplomáticas já tinham sido o motivo de outro pedido de impeachment contra Lula. Naquela ocasião, deputados solicitaram seu afastamento depois que o presidente convidou Nicolás Maduro para uma agenda no Brasil e afirmou que a Venezuela era alvo de “narrativas” criadas por seus opositores.
Fonte: Metrópoles