Na última segunda-feira (18/12), a 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (8ª Coorpin) realizou uma operação bem sucedida nos municípios de Prado e Alcobaça, resultando na prisão de cinco homens envolvidos em uma associação criminosa dedicada à prática de crimes ambientais, incêndio e furto de madeira. A ação teve como alvo uma floresta de eucaliptos cultivada para a extração de celulose.
De acordo com a polícia, o grupo criminoso tinha como objetivo principal queimar extensões da floresta de eucalipto, tornando a madeira inutilizável para a fabricação de celulose. Posteriormente, os suspeitos roubavam o material, transportando-o para um galpão, onde o revendiam para empresas do ramo moveleiro e fábricas que utilizam madeira como fonte de energia.
A operação não se limitou às prisões. Outras sete determinações judiciais foram cumpridas por meio de buscas e apreensões nas residências dos investigados, resultando na apreensão de maquinários, incluindo tratores e caminhões utilizados nas atividades ilícitas.
As diligências policiais continuam em andamento para aprofundar a investigação dos crimes cometidos pela quadrilha.