O número de mortos na Grande Recife, vítimas das fortes chuvas e deslizamentos de terra em todo o estado desde quarta-feira, subiu para 87. Foram encontrados mais três corpos, no Jardim Monte Verde, próximo à divisa entre a capital e Jaboatão dos Guararapes, nessa segunda-feira (30).
Corpo de Bombeiros informou, por volta das 07:20h que fazia buscas por ao menos 21 pessoas, sendo nove em Jardim Monte Verde; uma no Zumbi do Pacheco e duas em Bola de Ouro, em Jaboatão; duas no Centro de Camaragibe; seis no Barro e uma na Guabiraba, no Recife. O governo do estado não atualizou o total de desaparecidos, mas eram 56 até o domingo (29).
Eram mais de 3,9 mil até o domingo (29), o número de desabrigados, principalmente nos municípios da Região Metropolitana e na Mata Norte. Nesta segunda-feira (30), o numero de desabrigados ainda não foi atualizado pelo estado.
O Jardim Monte Verde é o principal ponto de buscas de desaparecidos. Só neste bairro, mais de 20 pessoas morreram soterradas e tiveram os corpos resgatados da lama. Entretanto, segundo o Corpo de Bombeiros, ainda há vítimas desaparecidas entre os escombros.
O Instituto de Medicina Legal (IML) chegou ao local para levar os corpos. No domingo (29), a sede do órgão ficou cheia de parentes de vítimas tentando liberar os corpos dos familiares para poder velar e enterrar as vítimas.
As buscas são feitas por moradores, pelo Exército e pelos bombeiros de Pernambuco e de outros estados, que enviaram efetivo para ajudar o estado em meio ao desastre. De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Jaboatão, Arthur Paiva, embora a chuva não esteja tão intensa quanto nos dias anteriores, ainda há riscos de desastres na região.
Fonte: G1