Destaque

CASO DE FEBRE MACULOSA É REGISTRADO EM ESTADO DO NORDESTE: CONFIRA

A Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju confirmou nesta sexta-feira (28/07), um caso de febre maculosa na cidade. O adolescente afetado, de 15 anos de idade, foi o alvo da doença. Apesar de ter contato diário com cavalos, cães e galinhas, ele não possui histórico de viagem recente. Após o diagnóstico, o garoto foi internado […]

A Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju confirmou nesta sexta-feira (28/07), um caso de febre maculosa na cidade. O adolescente afetado, de 15 anos de idade, foi o alvo da doença. Apesar de ter contato diário com cavalos, cães e galinhas, ele não possui histórico de viagem recente.

Após o diagnóstico, o garoto foi internado por um período, mas recebeu alta e agora apresenta um quadro de saúde estável, seguindo com suas atividades praticadas normalmente. É importante destacar que, no mês passado, três pessoas perderam a vida no Brasil devido à febre maculosa, levando o Ministério da Saúde a alertar sobre os riscos associados à doença, que é transmitida por carrapatos.

A febre maculosa ocorre quando o carrapato infectado permanece fixado na pele da pessoa por um período prolongado. Os carrapatos mais jovens e de menor tamanho são os mais perigosos, pois são mais difíceis de serem detectados. Entretanto, não há transmissão direta da doença de uma pessoa para outra.

Foto: divulgação
A febre maculosa é uma doença possivelmente fatal que costuma ser causada pela picada de um carrapato infectado com bactérias da família Rickettsia.
Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares. Pode haver erupções, geralmente com pele escura ou crosta no local da picada de carrapato. A febre maculosa responde bem ao tratamento imediato com antibióticos.

Tags

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes dentro do grupo.