O Banco Central do Brasil divulgou importantes mudanças nos mecanismos de segurança do Pix em dispositivos móveis, com o objetivo de combater fraudes e golpes. As novas regras, estabelecidas pela Resolução BCB nº 403, foram publicadas no site da instituição e entrarão em vigor em 1º de novembro de 2024.
Uma das principais mudanças envolve o acesso ao Pix em celulares e computadores que não estejam previamente cadastrados no banco. Nesses casos, o valor máximo para transações será limitado a R$ 200. Além disso, quando houver troca para um celular desconhecido, o limite diário para transações via Pix será de R$ 1 mil. Essas medidas visam dificultar que criminosos realizem pagamentos via Pix de dispositivos diferentes dos já registrados pelo cliente.
O Banco Central destacou que essas alterações são voltadas para aumentar a segurança das operações dos usuários, criando novas barreiras para evitar que fraudadores consigam realizar transações indevidas, mesmo que tenham acesso às informações bancárias.
A resolução também obriga as instituições financeiras a educarem seus clientes sobre boas práticas de segurança, fornecendo informações claras e acessíveis sobre como se proteger contra fraudes.