A Bahia alcançou em 2024 o maior volume de produção de ovos de galinha dos últimos 50 anos, segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada pelo IBGE. O estado produziu 127,7 milhões de dúzias, consolidando o quinto ano consecutivo de crescimento no setor.
O grande destaque foi Eunápolis, que assumiu a liderança estadual com a marca de 27 milhões de dúzias, registrando um aumento de 11,5% em relação a 2023. Na sequência aparecem Barreiras, com 13,8 milhões de dúzias, e Entre Rios, que contabilizou 8,6 milhões.
O avanço representa um crescimento de 4,2% na avicultura baiana em comparação ao ano anterior. Para o secretário estadual da Agricultura, Pablo Barrozo, os números refletem investimentos estratégicos na cadeia produtiva.
“A Bahia mostra sua força no setor avícola, ampliando a produção de ovos e gerando impacto positivo na economia regional”, destacou Barrozo.
Além da produção de ovos, a pesquisa do IBGE apontou expansão no rebanho bovino, que atingiu 13,7 milhões de cabeças, o maior volume registrado no estado em meio século.