Fraudes se proliferam nas redes sociais e no WhatsApp em torno do programa “Desenrola Brasil”, que foi lançado na segunda-feira (17/07) e tem o objetivo de auxiliar na renegociação de dívidas. Uma busca na biblioteca de anúncios do Facebook com o termo “desenrola” centenas retorna de links patrocinados, alguns dos quais redirecionam para sites fraudulentos.
Em um desses endereços, um chatbot de autoatendimento é simulado, prometendo reduções enganosas de até 99% na renegociação de dívidas. Outro link oferece um material intitulado “Guia do nome limpo” por R$27,00 com opção de pagamento via Pix ou cartão de crédito.
A situação é ainda mais preocupante porque as postagens identificadas são patrocinados, o que significa que a Meta, empresa que controla o Facebook, Instagram e WhatsApp, recebe para aumentar a visibilidade dessas postagens. Ao ser contatada pela reportagem, a empresa afirmou não permitir atividades fraudulentas ou violação de seus padrões de comunidade e publicidade, encorajando os usuários a denunciarem golpes dentro da plataforma.
A Agência Lupa realizou uma checagem e constatou a circulação de um link no WhatsApp desde a segunda-feira (17/07), que instruía as pessoas a acessarem um site falso, que supostamente seria da Serasa.
É fundamental destacar que os bancos envolvidos no programa “Desenrola Brasil” possuem canais específicos destinados aos correntistas que desejam quitar suas dívidas acumuladas entre 2019 e 2022. Nesse contexto, é vale ressaltar que é responsabilidade do indivíduo endividado procurar diretamente essas instituições para iniciar o processo de negociação, e não o contrário. Portanto, qualquer link que não provenha diretamente da instituição financeira em questão deve ser tratado com suspeita, pois pode estar associado a tentativas de golpes ou fraudes. O cuidado e atenção ao lidar com informações financeiras são essenciais para evitar cair em armadilhas virtuais.