A Acelen, responsável pela administração da Refinaria Mataripe, comunicou um reajuste significativo entre 8,23% e 9,95% no preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para as distribuidoras de gás de cozinha, com vigência a partir de segunda-feira (1º). Estima-se que o aumento possa resultar em um acréscimo de até R$ 8 no custo do botijão, conforme indicado pelo Sindicato dos Revendedores de Gás do Estado (SINREVGÁS). Atualmente, a média de preço é de R$ 140.
A empresa justificou o reajuste, explicando que os preços dos produtos da Refinaria de Mataripe são determinados por critérios de mercado que levam em consideração variáveis como o custo do petróleo, adquirido a preços internacionais, a cotação do dólar e o frete, todos sujeitos a flutuações para cima ou para baixo.
Em nota, a Acelen enfatizou possuir uma política de preços transparente, respaldada por critérios técnicos e alinhada com as práticas internacionais de mercado. O anúncio do reajuste desperta a atenção dos consumidores, que agora enfrentarão uma possível elevação nos custos do gás de cozinha.