Destaque

Ação no Conjunto Penal de Eunápolis resulta na apreensão de materiais ilícitos

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), em conjunto com o Grupo de Intervenção do Conjunto Penal de Eunápolis (CPE) e o Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop), intensificou as medidas de segurança e gestão administrativa na unidade prisional. As operações, realizadas entre os dias 16 e 17 de dezembro, resultaram na apreensão de diversos materiais […]

Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), em conjunto com o Grupo de Intervenção do Conjunto Penal de Eunápolis (CPE) e o Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop), intensificou as medidas de segurança e gestão administrativa na unidade prisional. As operações, realizadas entre os dias 16 e 17 de dezembro, resultaram na apreensão de diversos materiais ilícitos e no fortalecimento da disciplina.

Durante revistas em oito celas, foram encontrados:

  • 18 celulares
  • 5 pendrives
  • 1 carregador
  • 96 armas brancas
  • Anotações com suspeita
  • Outros itens ilícitos.

Os materiais apreendidos serão analisados ​​para identificar possíveis vínculos com atividades criminosas envolvidas em ambientes internos.

Suspensão temporária de visitas sociais

Como parte das ações, as visitas sociais foram suspensas por cinco dias, com a decisão comunicada formalmente ao Poder Judiciário, à Defensoria Pública, à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) e ao Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Na última terça-feira (17/12), o diretor interventor da CPE, policial penal Jorge Magno, realizou uma reunião com defensores públicos e representantes da Comissão de Visitantes dos Presos. O encontro buscou esclarecer as medidas inovadoras e garantir a transparência no processo, fortalecendo o diálogo com familiares e visitantes.

Reformas estruturais e novos investimentos

Além das ações operacionais, a Seap está promovendo melhorias estruturais na unidade prisional. Entre os projetos em andamento estão a construção de um novo muro e outras requalificações que impactam diretamente na segurança do conjunto penal.

Em 2023, a Seap também ampliou sua capacidade operacional, com a contratação de 287 novos policiais penais, a aquisição de cerca de 40 viaturas e 17 kits de videomonitoramento (CFTV), reforçando a vigilância e a logística do sistema penitenciário baiano.