O 20º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Paulo Afonso) e a Rondesp Nordeste, com apoio da Polícia Civil, prenderam 16 membros de uma quadrilha especializada em roubos e furtos de celulares durante eventos de grande porte. A operação resultou na recuperação de 42 aparelhos celulares no domingo (10/9).
As autoridades ficaram desconfiadas da presença do grupo durante a 31ª edição da Copa da Vela, após várias pessoas terem seus smartphones furtados durante uma apresentação musical. Os criminosos, em sua maioria originários de Alagoas, usaram spray de pimenta no meio da multidão e aproveitaram a distração das pessoas que estavam sofrendo com os efeitos do spray.
O comandante do 20º BPM, tenente-coronel Jailton Sena, explicou que as equipes da Delegacia Territorial (DT) de Paulo Afonso forneceram informações sobre os registros de furto na unidade. “Recebemos as coordenadas de localização dos aparelhos e identificamos que eles estavam hospedados em duas pousadas na cidade. Montamos uma operação e fomos até os locais mencionados“, disse ele.
Com a permissão dos proprietários das pousadas, os policiais realizaram buscas e encontraram os celulares em quatro quartos. “Os criminosos tentaram se livrar dos aparelhos, mas não tiveram sucesso”, acrescentou o oficial da PM.
Além dos celulares, foram apreendidos quatro veículos, R$ 1.900, um spray de pimenta, duas porções de maconha e dois pinos de cocaína com o grupo criminoso.
Os suspeitos foram conduzidos para a DT da cidade e autuados por organização criminosa, de acordo com o titular da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Paulo Afonso, delegado Fábio Santos Silva. Ele mencionou que os indivíduos confessaram seus métodos criminosos, incluindo sua participação na Vaquejada de Serrinha. Algumas pessoas passaram por audiência de custódia e serão encaminhadas para o presídio de Paulo Afonso.