Na manhã de segunda-feira, dia (25/9), as equipes da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Central e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizaram uma operação que resultou na libertação de quatro pessoas que estavam mantidas em cárcere privado em Dom Avelar, Salvador. Durante a ação, as autoridades também confiscaram armas e substâncias ilícitas, e sete indivíduos suspeitos foram detidos. Quatro dos seis homens presos tinham passagens pela polícia, Eles foram capturados e um menor apreendido.
“Foram cerca de oito horas de negociações e felizmente conseguimos libertar com vida uma mãe e três filhos”, esclareceu o oficial.
Na noite anterior, no domingo, os policiais estavam conduzindo patrulhamento na Rua das Sacramentinas quando se depararam com um grupo de homens armados. Diante da presença policial, esses indivíduos abriram fogo e fugiram.
Durante a perseguição, os suspeitos entraram em uma residência, onde fizeram quatro pessoas reféns: uma mulher, dois adolescentes e uma criança. Especialistas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) intervieram na situação, realizando procedimentos de gerenciamento de crises. Após nove horas de negociações, consegui libertar os reféns sem que sofressem danos, além de prender os criminosos. Durante a operação, foram apreendidas três pistolas 9mm, nove carregadores e 161 munições do mesmo calibre, além de 41 porções de maconha e cocaína.
Os presos respondem a inquéritos por formação de quadrilha, roubo, tráfico de drogas e receptação de veículo. Um deles utilizava tornozeleira eletrônica. Ele foi preso por roubo em novembro de 2022 e, por decisão judicial, estava em liberdade.
Fonte: Ssp.Ba