Na ultima quarta-feira (12/07) a cidade de Orós, no centro-sul do interior do Ceará, moradores voltaram a sentir tremores de terra. De acordo com o Laboratório Sismológico teve um abalo sísmico de magnitude 2,1 nesta semana. De acordo informações, um tremor dessa escala pode ser perceptível por meio de pequenas fissuras nas paredes, em alguns casos, movimentos das telhas, móveis residenciais…
Conforme o laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que monitora tremores na região Nordeste, a dois dias antes, a cidade de Senador Sá, na região norte, teve outro abalo de terra, de magnitude 1,5.
Segundo Eduardo Menezes o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que estuda movimentos sísmicos no Nordeste brasileiro, tremores de terra são comuns no Ceará. Os tremores ocorrem devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. O mais forte tremor registrado na região foi também em Sobral, em 2009, e chegou a 4,3. causando danos as estruturas de concretos, derrubando casas e destruindo comércios. O tremor chegou a atingir a cidade de Fortaleza