A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (12), a Operação Albergue, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão e desarticular um esquema criminoso que utilizava as dependências de um asilo de idosos como ponto de apoio logístico para uma facção que atua no município de Itabela, no extremo sul do estado.
A ação foi conduzida pela Delegacia Territorial de Itabela, com o apoio da Polícia Militar (28º BPM), e faz parte das investigações que apuram crimes de associação criminosa armada, receptação e favorecimento real.
De acordo com a Polícia Civil, o caso teve início após um homicídio ocorrido em Itabela, quando o veículo utilizado no crime — um Fiat Uno branco, roubado — foi localizado no dia 27 de outubro, escondido dentro da sede principal da instituição de caridade “Casa dos Idosos Giuseppe Aras”, situada na Avenida Guaratinga.
Durante o avanço das investigações, os agentes descobriram que a antiga sede do asilo, localizada no bairro Bandeirantes, vinha sendo utilizada como base de apoio para a facção criminosa, além de servir de residência para um dos envolvidos, que atuava como vigilante do local.
Com as provas reunidas, a Autoridade Policial representou por medidas cautelares, que foram deferidas pela Vara Criminal de Itabela. Nesta etapa, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na residência do ex-diretor da instituição, na atual sede do asilo, onde o carro roubado foi escondido e na antiga sede da instituição, no bairro Bandeirantes.
Durante a operação, diversos materiais foram apreendidos e encaminhados para análise pericial. Ninguém foi preso nesta fase, que teve foco na coleta de provas para dar prosseguimento às investigações.
A Polícia Civil destacou que continuará trabalhando de forma integrada e rigorosa para identificar todos os envolvidos e enfraquecer as organizações criminosas que operam em Itabela e nas cidades vizinhas.
