Uma Operação Conjunta entre forças de segurança estaduais e federais resultou, na prisão de Benonino Eleutério Filho, apontado como braço direito de um dos chefes do Primeiro Comando de Vitória (PCV), facção criminosa que atua no Espírito Santo.
A captura ocorreu nesta terça-feira (23/9), em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, após uma ação de inteligência que envolveu diversos órgãos, entre eles: GAECO-ES, FICCO-MG, Polícia Federal, GAECO-MG, DINT/PMES, SSP-BA, BOPE-BA, CORE-BA, ATI/8RPM/PMMG, DIP-BA e CPR-Extremo Sul.
Segundo as investigações, Benonino era responsável pela administração do tráfico de drogas e armas na região de Grande Terra Vermelha, em Vila Velha (ES). Contra ele, havia mandados de prisão pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico, além de registros anteriores por porte ilegal de arma e homicídio.
Operação Baeza
A prisão integra a Operação Baeza, coordenada pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES). O objetivo é enfraquecer a atuação do PCV, facção que, mesmo com líderes presos, continua comandando o tráfico e ordenando homicídios na Grande Vitória.
De acordo com o MPES, a ação representa mais um passo importante para desarticular a rede criminosa que atua dentro e fora do sistema prisional, garantindo maior segurança à população capixaba.