Na sessão desta quinta-feira (4/9), a Câmara Municipal de Eunápolis aprovaram o Projeto de Lei nº 31/2025, de autoria do vereador Gildair Almeida (UB), que institui o Dia Municipal do Desbravador da Igreja Adventista do Sétimo Dia, a ser comemorado anualmente em 20 de setembro. A medida agora segue para análise do Poder Executivo, responsável por sancionar ou não a proposta.
Durante a votação, parlamentares ressaltaram a relevância do trabalho realizado pelos Desbravadores na formação de adolescentes e jovens. O presidente da Câmara, Valdiran Marques (PSD), destacou o incentivo a valores como disciplina, solidariedade e cidadania. Já o vereador Saullo Cardoso (Podemos) lembrou das diversas ações sociais promovidas pelo grupo, que, segundo ele, contribuem diretamente para uma sociedade mais justa. Também integrante do Podemos, o vereador Ademir Freire elogiou o empenho dos jovens e ressaltou o papel das famílias no fortalecimento do projeto.
O texto aprovado explica que os Desbravadores são meninos e meninas de 10 a 15 anos que desenvolvem atividades ligadas à cidadania e ao bem-estar coletivo. Entre suas ações, estão campanhas de prevenção ao uso de álcool, fumo e drogas, além de auxílio em situações de emergência e mobilizações solidárias.
Autor da iniciativa, o vereador Gildair Almeida afirmou que a criação da data é uma forma de valorizar o esforço dos jovens:
“A aprovação desse projeto fortalece o reconhecimento da dedicação dos Desbravadores, que desempenham um papel fundamental na construção de uma sociedade mais consciente e solidária”, disse.
Ascom/CME