A Polícia Militar prendeu o principal suspeito de matar José Fernando Almeida de Oliveira, de 49 anos, no distrito de Ipuaçu, zona rural de Feira de Santana. A vítima, que atuava como reciclador e carroceiro, foi encontrada decapitada dentro de uma residência na Rua Vamp, bairro Gabriela.
De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu na noite de sexta-feira (4/07), motivado por uma dívida de R$ 105. Segundo relato da delegada Klaudine Passos, coordenadora regional adjunta da 1ª Coorpin, o suspeito teria ingerido bebida alcoólica com a vítima e, após uma discussão e zombarias em torno da cobrança do valor, atacou José Fernando com extrema crueldade. O suspeito relatou à polícia que se sentiu ofendido após ser debochado durante a cobrança do valor.
“Ao cobrar, a vítima debochou dele. Então ele perseguiu a vítima até sua residência, deu uma facada na nuca e, em seguida, desferiu outras cinco facadas. Depois, não satisfeito, arrancou a cabeça da vítima”, informou a delegada Klaudine.
O autor desferiu uma facada na nuca e outras cinco no corpo da vítima. Em seguida, decapitou José Fernando e levou a cabeça até a casa de um vizinho, onde a deixou. A Polícia Técnica foi acionada e precisou retornar ao local do crime para recolher a parte do corpo que havia sido levada.
Durante as investigações, foi revelado que o acusado possui histórico de transtornos mentais e estava sem tomar os medicamentos há mais de um mês. Em depoimento, ele contou que enrolou a cabeça da vítima em uma camisa e chegou a atear fogo em suas próprias roupas, numa tentativa de apagar vestígios do crime.
Um segundo suspeito de envolvimento está sendo procurado, e a Polícia Civil apura tanto a possível participação de outras pessoas quanto a responsabilidade legal sobre o acompanhamento da saúde mental do autor confesso.