Na tarde desta quarta-feira (11/12), milhões de usuários do WhatsApp e Instagram relataram dificuldades para enviar e receber mensagens, além de outros problemas de funcionalidade. Os aplicativos, ambos pertencentes à Meta, registraram uma onda de instabilidades a partir das 14h30, segundo relatos nas redes sociais e dados de monitoramento.
De acordo com o Downdetector, plataforma que monitora interrupções em serviços digitais, mais de 400 reclamações de usuários brasileiros foram registradas relacionadas ao WhatsApp. Entre as principais queixas, 69% relatavam problemas para enviar mensagens, enquanto outros apontavam dificuldades para fazer login.
O Instagram também apresentou instabilidades, com mais de 3.400 relatos de falhas, enquanto o Facebook, outra plataforma da Meta, acumulou cerca de 1.300 notificações de problemas.
Pronunciamento da Meta
A empresa Meta informou que está ciente da instabilidade das redes sociais, WhatsApp, Instagram e Facebook. “Estamos cientes de que um problema técnico está afetando a capacidade de alguns usuários de acessar nossos aplicativos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, escreveu a Meta em comunicado.