O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou vitória na eleição deste ano em um discurso para centenas de apoiadores em Palm Beach, Flórida. No evento realizado no centro de convenções do condado, Trump agradeceu o apoio de seus participantes e expressou otimismo quanto aos resultados, embora a contagem oficial ainda não tenha sido finalizada. “Vamos ajudar o nosso país a se curar. Temos um país que precisa de ajuda. Vamos recuperar nossas fronteiras. Fizemos história, superamos obstáculos, e agora está claro que conquistamos a coisa mais incrível politicamente”, afirmou o candidato.
Segundo Trump, a vitória foi um “mandato poderoso e sem precedentes” que permitirá ao partido republicano “fazer uma América grande de novo”. Ao lado de Trump, o senador JD Vance, seu candidato a vice, reforçou a mensagem, pedindo os resultados de “a maior reviravolta política da história dos EUA”.
Trump também parabenizou os candidatos republicanos que, segundo ele, garantiram o controle do Senado e deverão obter maioria na Câmara dos Representantes. Esse domínio, de acordo com o ex-presidente, fortalecerá sua capacidade de implementação das políticas prometidas, incluindo uma retomada econômica ampla e uma nova abordagem para questões de fronteira.
Apesar da entusiasmo de Trump e de seus apoiadores, tudo indica que, embora o republicano seja o favorito na disputa pela Casa Branca com 266 delegados, o resultado oficial ainda depende da apuração de votos restantes. Kamala Harris, candidata democrata, não deve declarar até o encerramento completo da contagem de votos, esperado para as próximas horas.