Nesta quinta-feira (5/9), a maratonista Rebecca Cheptegei, de Uganda, faleceu aos 33 anos após sofrer queimaduras graves em 80% de seu corpo. A atleta, que competiu nas Olimpíadas de Paris, foi vítima de um ataque cometido pelo namorado no último domingo (1º).
De acordo com a polícia, após uma discussão doméstica, o namorado de Rebecca, Dickson Ndiema Marangach, comprou um galão de gasolina, despejou o líquido sobre a atleta e ateou fogo. Rebecca foi levada ao hospital em estado crítico, mas não resistiu aos ferimentos. Marangach, que também sofreu queimaduras, segue em tratamento hospitalar.
O incidente teria começado devido a uma briga por um terreno que Rebecca havia adquirido no condado de Trans-Nzoia, perto de um centro de treinamento de atletismo. Vizinhos relataram terem ouvido o casal discutindo sobre o assunto pouco antes do ataque, segundo informações policiais.
A Federação Ugandense de Atletismo lamentou profundamente a perda da atleta e pediu por justiça. “Estamos profundamente tristes em anunciar o falecimento de nossa atleta, Rebecca Cheptegei, que tragicamente foi vítima de violência doméstica. Como federação, condenamos tais atos e exigimos justiça. Que sua alma descanse em paz”, declarou a entidade em nota oficial.
Rebecca Cheptegei, reconhecida por seu talento e dedicação ao esporte, alcançou a 44ª posição nas Olimpíadas de Paris.