Quatro suspeitos morreram após um confronto com policiais militares na quinta-feira (18/7), na cidade de Camaçari, localizada na Região Metropolitana de Salvador. Este município foi apontado como o segundo mais violento do país, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024.
De acordo com a Polícia Militar (PM), os agentes estavam realizando policiamento na região quando encontraram vários homens armados, resultando em um confronto. Os quatro suspeitos baleados foram levados para o Hospital Menandro de Faria, mas não resistiram aos ferimentos.
Todo o material apreendido foi encaminhado para a 26ª Delegacia Territorial (DT/Vila de Abrantes), onde o caso foi registrado.
Coincidentemente, no mesmo dia do confronto, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgou o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024.
O levantamento reúne dados sobre mortes violentas intencionais, que incluem homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, mortes de policiais e mortes decorrentes de intervenção policial.
Segundo o levantamento, a Bahia abriga 6 das 10 cidades mais violentas do Brasil, com Camaçari ocupando a segunda posição.
A Bahia manteve, em 2023, os maiores números de letalidade policial do Brasil, registrando 1.699 mortes por intervenção de agentes de segurança, de um total de 6.393 registros — ou 1 a cada 4 casos notificados em todo o país.
O município de Jequié, no sudoeste baiano, aparece na liderança da lista nacional, com 46,6 mortes a cada 100 mil habitantes provocadas por policiais. Confira o ranking
Ranking das Cidades mais Violentas:
- Santana (AP)
- Camaçari (BA)
- Jequié (BA)
- Sorriso (MT)
- Simões Filho (BA)
- Feira de Santana (BA)
- Juazeiro (BA)
- Maranguape (CE)
- Macapá (AP)
- Eunápolis (BA)