De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Justiça, a Bahia se destaca como o quinto estado brasileiro com a maior média de roubos de veículos no país, considerando o período de janeiro a março deste ano. Durante esse trimestre, foram registrados 4.135 casos de roubo de carros, o que equivale a uma média de 2 casos por hora.
Os dados do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social do Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram que a Bahia fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco, com 29 mil, 10 mil, 6 mil e 4.667 registros, respectivamente. Em comparação com o mesmo período de 2023, houve uma redução de 14%, com 5.139 casos registrados no primeiro trimestre do ano passado.
O especialista em segurança pública, Misael França, aponta que o número expressivo de roubos e furtos de veículos está relacionado à manutenção da estrutura de organizações criminosas. Ele destaca que o uso de veículos roubados é comum para facilitar atividades criminosas como tráfico de drogas, homicídios, latrocínios e sequestros, especialmente na Bahia e em Salvador.
No Brasil todo, o primeiro trimestre de 2024 registrou 82 mil roubos de veículos, o que representa uma média de 37 veículos roubados ou furtados a cada hora no país.