O programa Farmácia Popular, uma iniciativa do governo federal, oferece uma lista de medicamentos gratuitos ou com descontos para a população em geral, incluindo fraldas geriátricas e absorventes.
Como funciona a Farmácia Popular?
- Medicações gratuitas: São disponibilizadas gratuitamente para o tratamento de 11 doenças, como diabetes, asma, hipertensão, osteoporose e anticoncepcionais.
- Descontos de até 90%: O governo subsidia até 90% do valor de outros medicamentos, incluindo tratamentos para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson e glaucoma. Essa opção é custeada pelo Ministério da Saúde e realizada em parceria com farmácias e drogarias da rede privada.
Como obter os benefícios?
- Farmácias parceiras: Os medicamentos podem ser retirados em farmácias com o logotipo do programa.
- Documentação necessária: O titular deve apresentar receita médica, documento oficial com foto e CPF. Beneficiários do Bolsa Família têm gratuidade garantida em todos os remédios disponíveis da iniciativa.
Atenção aos reajustes:
- Aumento de preços: Desde domingo (31), os medicamentos tiveram um reajuste anual no preço de 4,5%, de acordo com entidades do setor.
- Aumento de ICMS: Além do ajuste anual, os remédios também subiram no ano devido ao aumento do ICMS em 11 estados, com alíquotas que variam de 12% a 22%.
Para mais informações sobre a Farmácia Popular e as condições de retirada dos medicamentos, confira AQUI.
VEJA LISTA DE MEDICAMENTOS E INSUMOS DO
PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL CLICANDO AQUI → elenco-de-medicamentos-e-insumos