A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma operação de fiscalização no Km 830 da BR 116, em Vitória da Conquista (BA), resultando na apreensão de 62 cigarros eletrônicos e 10 insumos/essências. O flagrante ocorreu na terça-feira (2/4), durante a abordagem a um ônibus de viagem que fazia a rota de São Paulo (SP) a Itapetinga (BA).
Os policiais encontraram uma caixa no compartimento de cargas do veículo contendo os cigarros eletrônicos e os insumos, todos desprovidos de documentação fiscal. Diante disso, a ocorrência foi encaminhada juntamente com a mercadoria apreendida para a Receita Federal, enquanto o ônibus foi liberado para prosseguir com sua viagem.
Os cigarros eletrônicos são conhecidos como “vapes”, e estão ganhando mercado entre os jovens. São dispositivos que emitem fumaça com alto teor de propilenoglicol, glicerina vegetal, sabores artificiais e nicotina e que podem oferecer riscos à saúde.
É importante destacar que o crime de contrabando é configurado quando se trata de produtos cuja produção e comercialização são proibidas no território nacional, como é o caso dos cigarros eletrônicos.