A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) anunciou hoje (02/02) que a nova variante Ômicron da Covid-19, que tem preocupado o país, foi identificada em Salvador e em outras 16 cidades baianas. As sublinhagens JN.1 e JN.1.1 da Ômicron foram coletadas no estado entre 24 de dezembro de 2023 e 11 de janeiro deste ano, conforme relatório emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA).
A Sesab enfatizou a importância da intensificação da vacinação contra a Covid-19, especialmente devido às festas que ocorrem com grandes aglomerações de pessoas, incluindo visitantes de diversas partes do país e do exterior. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, instou a população a buscar os postos de vacinação e manter o esquema vacinal atualizado.
A cobertura da vacina bivalente na Bahia está atualmente em 15,05%. Destinada a pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos que tenham recebido a última dose há mais de 6 meses, durante a ação pré-carnaval, a vacina está sendo oferecida para todos com 12 anos ou mais.
A variante JN é classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante de interesse (VOI). A OMS designa essa classificação quando, em comparação com a variante original, o genoma contém mutações que alteram o fenótipo do vírus e é identificada como causadora de transmissão comunitária, múltiplos casos ou clusters de COVID-19, ou quando é avaliada como VOI em consulta com o Grupo de Trabalho de Evolução do Vírus SARS-CoV-2.