O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou, nesta manhã (18/01) uma intensa agenda que contemplará quatro compromissos distribuídos em três estados do Nordeste. As atividades oficiais se estenderão até a tarde de sexta-feira (19/1).
Na cidade de Salvador (BA) às 10h40, o chefe do Executivo assinou um acordo de parceria para a implementação do Centro Tecnológico Aeroespacial da Bahia (Senai-Cimatec). Esse centro, com um investimento total de R$ 650 milhões, terá como foco a construção de aeronaves e a realização de pesquisas avançadas na área aeroespacial.
Às 15h30, Lula estará em Ipojuca (PE), onde visitará a refinaria Abreu e Lima. Na sexta-feira, o presidente participará da cerimônia de troca do Comando Militar do Nordeste, em Abreu e Lima (PE). Além disso, a agenda incluirá o lançamento do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza (CE).
Este giro pelo Nordeste representa uma promessa feita pelo presidente aos ministros em novembro de 2023, quando afirmou que dedicaria o novo ano ao trabalho interno e a mais viagens nacionais. “Ano que vem, eu quero viajar o Brasil, visitar as obras de infraestrutura, educação, saúde e conversar com o povo sobre o futuro desse país. Assumimos o compromisso de tirar o país da letargia que estava antes das eleições, estamos apenas começando”, declarou Lula em novembro de 2023.
Além da fiscalização de obras, o presidente utilizará essas viagens para estreitar relações tanto com agentes políticos quanto com os eleitores, em meio a um ano de pleito municipal.