Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já podem conferir seus resultados individuais na Página do Participante. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram as notas após uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, (16/01).
O Enem, aplicado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado para 2,7 milhões de candidatos, teve suas notas disponibilizadas na Página do Participante, acessada com o login único da plataforma gov.br. Caso o candidato não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la através da página acesso.gov.br, digitando o CPF e seguindo os procedimentos.
Segundo os resultados, metade dos jovens brasileiros que concluíram o ensino médio em 2023 participou do exame. Entre os estudantes de escolas públicas, o número foi um pouco menor, com 46% dos concluintes do ensino público realizando o Enem 2023.
O Ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a necessidade de entender os motivos dessa participação e tomar decisões mais assertivas para ampliar o envolvimento dos concluintes. Ele anunciou que o programa Pé-de-Meia, de incentivo financeiro para estudantes do ensino médio, vai recompensar os estudantes que participarem do Enem, incentivando sua permanência nessa etapa de ensino.
Uma pesquisa será realizada pelo Inep para identificar as razões que levam os jovens a não se inscreverem no exame, visando aprimorar as ações para os próximos anos e tornar a participação mais democrática.
Com as notas em mãos, os participantes agora podem pleitear vagas gratuitas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O período de inscrição para o Sisu 2024 será de 22 a 25 de janeiro, e serão ofertadas 264.360 vagas. O edital do Prouni 2024 será publicado em 17 de janeiro, com consulta a bolsas disponível a partir de 19 de janeiro. As inscrições ocorrerão de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. Já o Fies, que passará por reformulações, terá inscrições abertas em março.
Os resultados do Enem também podem ser utilizados em processos seletivos de instituições portuguesas com convênio com o Inep, facilitando o acesso de estudantes brasileiros ao ensino superior em Portugal.
Na redação do Enem 2023, 60 candidatos alcançaram a nota máxima. O tema foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Para os candidatos “treineiros”, as notas serão liberadas em março.
Fonte: Gov.br