Em resposta ao desencadeamento de uma nova subvariante da Omicron, causadora da Covid-19, os cientistas voltam a orientação para a utilização de máscaras. Além da subvariante da Omicron, a subvariante Eris também está causando preocupação devido à sua elevada taxa de mutação e força motora.
Até o momento, a nova subvariante, conhecida informalmente como ‘BA.6’, ainda não foi nomeada oficialmente. No entanto, sua descoberta está gerando apreensão quanto à possibilidade de um cenário preocupante do novo coronavírus emergir nas próximas semanas.
De acordo informações, essa nova subvariante foi identificada apenas na Dinamarca e em Israel até o momento. No entanto, cientistas alertam que ela exibe um nível significativo e alarmante de mutação.
Trisha Greenhalgh, especialista em saúde primária da Universidade de Oxford, disse em redes sociais: “Meus diversos grupos de ciência no WhatsApp estão em efervescência. Clipes e diagramas de linhagem genética estão sendo compartilhados freneticamente. Embora eu tenha conhecimento limitado em detalhes, parece que é hora novamente de adotar o uso de máscaras“.
A professora Christina Pagel, matemática da University College London e membro ativo do grupo Independent SAGE, também se manifestou nas redes sociais, afirmando ser “prematuro” fazer estimativas, mas reconhecendo que essa nova variante apresenta “muitas novas estrangeiras que a distinguem das cepas anteriores da Omicron”.